quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Defeso

No G1 - Peixes

Além da Operação Rastro Verde, o fiscais do Ibama também realizaram, em Tucuruí, a Operação Defeso. Foram apreendidos cerca de 220 quilos de peixe de quatro espécies que estão com a pesca proibida por causa do período de defeso.

O pescado estava sendo transportado em um barco no lago da região. O dono da embarcação será multado em R$ 2,9 mil. O peixe apreendido foi doado para uma instituição de caridade.


E no diário do Pará:
Defeso do caranguejo: Sema fiscaliza feiras
Nove feiras de Belém, Ananindeua e Marituba foram fiscalizadas, nesta quarta-feira (20), por técnicos ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e policiais do Batalhão de Polícia Ambiental do Pará. A equipe foi aos principais pontos de venda de caranguejo na capital e região metropolitana para garantir que nenhum comerciante estivesse vendendo, comprando ou consumindo crustáceos.

A equipe afixou nos locais por onde passou, cartazes que informam os períodos de Defeso do Caranguejo, datas em que os crustáceos se reproduzem e que, portanto, não podem ser retirados do mangue. Dúvidas sobre compra, venda e consumo também foram respondidas pelo grupo.

De acordo com o Diretor de Fiscalização da Sema, Hayman Souza, hoje e amanhã, dia 21, que é o último dia do primeiro período de Defeso do mês, o comércio de caranguejo tende a ser nulo. “Hoje, não encontramos pessoas comercializando o caranguejo porque nos últimos três dias de cada defeso é expressamente proibido até o depósito dos crustáceos. Caso encontrássemos estocados, os responsáveis teriam duplo prejuízo, porque teriam o produto confiscado e poderiam pagar multa pelo crime ambiental”, explicou.

Será que essa turma recebe benefício da Colônia de pescadores????

Nenhum comentário: