TSE já liberou reforço para 120 cidades. Até ontem 120 municípios haviam pedido reforço na segurança, a maior demanda é do Pará, com 106 cidades, já atendidas pelo TSE.
Chegaram ao Tribunal Superior Eleitoral(TSE) até ontem pedidos feitos por 151 prefeituras para que a segurança local seja reforçada com a presença de militares nas eleições do dia 3 de outubro.
Desses pedidos, 120 já foram atendidos. Ao verificar a real necessidade de tropas, o Tribunal encaminha a demanda ao Ministério da Defesa, a quem caberá decidir o efetivo a ser enviado ao local.Na maioria dos casos,são destacados para trabalhar nas eleições militares lotados na própria cidade.
O Estado que mais solicitou atuação da força federal foi Pará, com 106 municípios. O Amazonas pediu reforço para 11 cidades. No Amapá, para apenas uma. Em Tocantins, foi pedida ajuda para três municípios com seções eleitorais localizadas em aldeias indígenas. Também foram feitos pedidos para 20 cidades do Rio Grande do Norte e dez de Rondônia.
Os pedidos de reforço estão sendo analizados em sessões administratidas do TSE. A ajuda aprovada para o primeiro turno não vale para o segundo turno. Se for necessário, a prefeitura precisa fazer novo pedido depois.
A requisição de força fedral está prevista na legislação eleitoral e é praxe em votações anteriores. Em 2006, última eleição geral, 143 municípios de 9 estados brasileiros receberam o auxílio de forças federais. A maior parte era do Pará, com 60 cidades na lista
Nenhum comentário:
Postar um comentário