Os governadores dos Estados menores planejam uma reunião para discutir a repartição dos royalties do petróleo e a reedição da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) que deve financiar a saúde pública. O governador do Piauí, Wilson Martins, já manteve contato com os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos; do Ceará, Cid Gomes; e o governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande, todos do PSB.
Wilson Martins disse que os governadores estão trocando experiências e projetos para facilitar a solução de problemas comuns em diversas áreas. “Estamos nos ajudando mutuamente e combatendo problemas comuns. Os Estados menores e mais necessitados estavam discutindo o pré-sal e a divisão dos royalties. Para isso, vamos mobilizar as bancadas no Congresso Nacional para dividir melhor os recursos”, assinalou o governador.
Como exemplo, ele citou o financiamento da saúde pública. “O DEM e o PSDB acabaram com a CPMF, que era um imposto pago pelos ricos, por quem ganha mais dinheiro e que viabilizava a saúde. Queremos fazer um trabalho conjunto para regulamentar a Emenda 29, para melhorar a gestão de saúde na União, nos Estados e nos municípios”, explicou Wilson Martins.
O senador Renato Casagrande, governador eleito do Espírito Santo, ao chegar em Teresina para apoiar a candidatura do governador Wilson Martins, afirmou que os Estados vão trabalhar juntos. “Estamos aprendendo a trabalhar em conjunto como governadores e como partido político. Nossa intenção é resolver os assuntos que interessam aos Estados. São muitos temas conjuntos”, disse Casagrande.
Segundo ele, os Estados têm modelos que podem fazer intercâmbio e aproveitar as experiências entre si. “Os Estados menores têm que se unir e se agregar para discutir conjuntamente os problemas e para conquistar com mais facilidade recursos junto ao Governo Federal”, finalizou Carlos Casagrande.
(Agência Estado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário