sábado, 25 de dezembro de 2010

Império Romano

Arrastão carnavalesco relembra tradição pagã romana da época de Cristo


Comemorar o Natal de uma forma diferente: à maneira romana. Este é o objetivo dos integrantes do bloco alternativo "Império Romano", que fará o seu tradicional Arrastão de Natal com a escola de samba Império do Samba Quem São Eles, a partir de meio dia de sábado, (25), pelas ruas de Belém.

A concentração do bloco ocorrerá do meio-dia às 15 horas, à rua Municipalidade, esquina com a travessa Soares Carneiro. De lá, o "Império Romano" vai passar pela avenida Senador Lemos, travessa Dom Pedro I, Generalíssimo, José Malcher, indo até o Bar do Parque, na praça da República. Informações: 8272-6051

O bloco alternativo tem suas origens no Natal de 1962. A ideia surgiu quando jovens amigos se confraternizavam no antigo "Bar Brasil", no bairro do Telégrafo, e conversavam sobre a forma que o Natal era festejado pelos romanos antes da Era Cristã - naquela época, o 25 de dezembro era comemorado com grandes banquetes e tinha a participação de pessoas de todas as classes sociais, que depois saíam em cortejo pelas ruas. E assim, os amigos decidiram percorrer as ruas com o "Império Romano" no Natal.

Para animar o grupo, todos os anos os organizadores do "Império Romano" fazem músicas com sátiras de algum personagem ou assunto que esteja em evidência no cenário mundial. Já foram temas de músicas, os ex-presidentes dos EUA, George W. Bush; e do Iraque, Saddam Hussein. Neste ano, o tema em destaque será a mulher acusada de adultério e sentenciada à pena de morte por apedrejamento no Irã.

Para não deixar o "Império Romano" chegar ao fim, os organizadores decidiram recorrer ao poder público. "Famílias inteiras participam do nosso bloco. Fizemos parceria com a Secon, que organizou os ambulantes, com a Ctbel, que vai organizar o trânsito e outras secretarias", relatou o vice-presidente do "Quem São Eles", Jamil Mouzinho.

do portal ORM

Nenhum comentário: