terça-feira, 28 de setembro de 2010

Denúncia:Conjunto Arthur Bernardes está há 6 meses sem água

Água é um artigo de luxo para cerca de 500 famílias que moram no conjunto Arthur Bernardes, no bairro da Pratinha II, em Belém. Há seis meses os canos estão secos.Para chamar a atenção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém (Saaeb), responsável pelo abastecimento nos bairros da Pratinha I, II e Tapanã, os moradores fecharam, ontem, parte da rodovia Arthur Bernardes com pedaços de madeira, galhos de árvore e entulhos.

“Queremos que alguém venha aqui conversar com a gente. Precisamos de uma satisfação. Não dá para continuar assim”, disse André Melo.Após o protesto, um grupo de moradores foi até a sede do Saaeb, mas não foi atendido. “Nem conseguimos entrar. Nos ignoraram”, disse o morador André Melo.

Segundo os moradores do conjunto, a salvação se resume a apenas três poços artesianos que abastecem de maneira precária a comunidade, além da solidadriedade entre vizinhos.Francisco Jorge da Silva, de 21 anos, fica praticamente o dia todo ajudando as pessoas encherem os baldes de água. Ele já até perdeu a conta de quantos já encheu. “Por dia são cerca de 50, mas a cada dia mais pessoas vem aqui pegar água. E sem falar que temos que tomar conta dos poços para evitar um acidente com as crianças que brincam por aqui”, contou Francisco.

A água retirada dos poços é usada apenas em alguns serviços domésticos, como lavar roupas e no banho. Beber significa ficar doente. “Essa água é suja demais. Temos que comprar água mineral para beber e cozinhar. Quem não tem condição de comprar tem que ferver e mesmo assim passa mal, principalmente as crianças”, contou Moisés Pinheiro.

O medo dos moradores é de que os poços sequem e dessa forma a situação fique pior. “Mesmo sendo uma água de péssima qualidade, está sumindo. São muitas pessoas que dependem dela, já que a prefeitura não faz nada para nos ajudar, nem mesmo dar uma satisfação para não termos água nas torneiras, que é um direito de todos”, observou o morador André Gomes de Melo.

SAAEB RESPONDE

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém (Saaeb) informou por nota que “as hastes que seguram a bomba dentro do poço do sistema de abastecimento da Pratinha II, romperam”. Os trabalhos de recuperação estão sendo realizados e na manhã de ontem a bomba começou e ser removida para a troca das hastes. Diz ainda a nota que “técnicos do Saaeb divulgam amanhã (hoje) a previsão para o retorno do abastecimento de água na comunidade”.

Nenhum comentário: